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Você já fez o planejamento para sua farmácia em 2019?

O planejamento do negócio envolve analisar os pontos fortes e fracos da farmácia, para otimizar as atividades, e manter o desenvolvimento da empresa mês a mês. É preciso analisar todos os fatores de sucesso, saber o que precisa ser melhorado e o que precisa ser mantido.

Isso é muito importante, principalmente para farmácias de menor porte, onde o faro do empresário ainda é muito forte para a tomada de decisões. Esse planejamento deve ser compartilhado com a equipe, para que se possa trabalhar metas e planos de ação.

Olhar o passado de forma crítica, ajuda a projetar as melhorias para o próximo ano. Analisar os trabalhos realizados, os concorrentes, e entender bem os hábitos do consumidor, podem auxiliar a tomar o primeiro passo: traçar as metas a serem alcançadas.

Alguns pontos que podem ajudar na tomada de decisões e planejamento:

– O varejo farmacêutico vem crescendo muito, e a quantidade de inaugurações de lojas também é muito grande. Esteja atento à movimentação de concorrentes;

– As grandes redes do varejo farmacêutico têm certa concentração de mercado, mas o associativismo está crescendo muito, e as lojas do setor já começaram a chamar a atenção das corporações;

– O gestor de uma farmácia deve estar sempre de olho nos custos da loja. E isso envolve qualquer tipo de valor que envolva o financeiro da drogaria. Energia, água, produtos de limpeza, reposição de produtos, custos com equipe, entre outros. É essencial acompanhar os indicadores da loja e saber controlar os gastos;

– Um dos grandes erros dos empresários do varejo é a briga por descontos aos consumidores. Ofereça descontos aos seus consumidores de forma estratégica, para evitar problemas financeiros no futuro;

– Diversifique seu mix de produtos, pois é importante que o consumidor sempre encontre o que busca na loja;

– Treine sua equipe, e mantenha a excelência na qualidade do atendimento na farmácia;

– Tenha uma boa relação com seus fornecedores, isso é um dos grandes diferenciais que se pode construir no varejo farmacêutico;

– Faça ações de marketing na loja, pois os clientes adoram ser surpreendidos e mimados;

– Valorize sua equipe para evitar a rotatividade de funcionários. A cultura corporativa deve desenvolver as pessoas e buscar o crescimento de todos dentro da empresa;

– O vajero farmacêutico está em ascensão, o crescimento ultrapassa os dois dígitos nos últimos anos. Se o mercado está crescendo, a sua meta de crescimento deve estar pelo menos próxima à esse valor;

– Considere as vendas de cada categoria. Um exemplo é que o grupo de genéricos está em alta, e deve ser uma tendência para o próximo ano;

– O crescimento da onda de bem-estar na população brasileira é um fator a ser considerado. As pessoas começam a se cuidar com antecedência para evitar o surgimento de doenças. Vitaminas, suplementos e outros produtos agora têm mais penetração, e podem se tornar um forte segmento de atuação da sua loja. Acompanhe a representatividade desses produtos nas suas vendas, e faça ações para divulgar a sua farmácia para esses setores;

– Ofereça mais serviços. Uma grande tendência são as salas de atendimento farmacêutico, onde pode-se avaliar o conjunto dos remédios que o paciente está tomando quanto a possíveis interações, orientar sobre a melhor forma de tomar a medicação, ouvir o paciente sobre sua evolução clínica, fazer contato com o médico ou outros profissionais da saúde que acompanham o paciente, para discutir o tratamento e indicar medicamentos isentos de prescrição médica. As salas de vacinação são outra grande tendência;

– A profissionalização na administração de farmácia já é uma realidade no país. Acompanhe a tecnologia com o uso de software para otimizar as atividades e ter melhores rendimentos, tanto de vendas quanto de tempo;

–  Esteja atualizado! Os canais de contato com a indústria estão sendo direcionados preferencialmente para os meios digitais, tais como webinar, congressos e consultas virtuais.

Agora é com vocês! Planeje, execute e tenha muito sucesso em 2019. E conte sempre conosco! Juntos somos mais fortes!

Fontes: Farmarcas, Redação Panorama Farmacêutico e G1

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