Agende uma reunião, sem compromisso, para discutir o seu projeto e as melhores soluções para ele.

Entrar em contato

Vacinação em farmácias chega ao Rio de Janeiro

A nova era das farmácias ganha agora a adesão da cidade do Rio de Janeiro. O prefeito, Marcelo Crivella, assinou um decreto que regulamenta o serviço de vacinação em farmácias da cidade.

Os estabelecimentos vão precisar de licença da Vigilância Sanitária para aplicar vacina na população, sendo que a estimativa é que 10% a 20% das farmácias hoje licenciadas pela Vigilância devam requerer essa adequação do licenciamento sanitário para incluir os serviços farmacêuticos como atividade econômica, o que contempla também a vacinação.

Segundo o prefeito, a cidade conta com quatro grandes hospitais, 120 Clínicas da Família e duas mil farmácias na cidade. O benefício é esse: em cada esquina, praticamente, existe uma farmácia onde as pessoas vão poder receber a vacina. Isso é um lucro enorme para a população, as pessoas não vão precisar entrar em fila, não vão precisar perder um dia de trabalho.

O decreto obedece à resolução RDC 197/17, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, que definiu os requisitos mínimos para funcionamento dos serviços de vacinação humana. Essa resolução dá ao setor regulado mais clareza e segurança jurídica quanto aos requisitos que devem ser seguidos em todo o território nacional.

O presidente da Associação do Comércio Farmacêutico do Estado do Rio de Janeiro (Ascoferj), Luiz Martins, destacou a importância da parceria com a Prefeitura. “Por que não utilizar as farmácias para desafogar o sistema público de saúde? Esse é o primeiro passo da parceria entre farmácias e o Poder Público para dar atendimento de saúde à população”. Martins ainda ressalta que a parceria do varejo farmacêutico com a prefeitura contribuirá para desafogar o sistema público de saúde.

Quer montar uma sala de assistência farmacêutica para vacinação na sua farmácia? Agende uma visita com a nossa equipe: +55 19 3478-1000 + 55 19 99872-7575 (WhatsApp)

Fontes: Abrafarma e Jornal O Dia

Voltar para blog

Agende uma reunião, sem compromisso, para discutir o seu projeto e as melhores soluções para ele.

Entrar em contato