Agende uma reunião, sem compromisso, para discutir o seu projeto e as melhores soluções para ele.

Entrar em contato

Planejamento de ações com datas comemorativas

As mudanças nas estações do ano e as principais datas comemorativas são, há tempos, utilizadas pelo comércio em geral como uma forma de atrair os clientes e de potencializar as vendas de determinadas categorias de produtos.

Além do calendário sazonal, em que no verão, por exemplo, ganham destaque nas gôndolas produtos, como protetores solares, loção pós-sol, itens para cabelo, etc., devemos ficar atentos às datas comemorativas.

Na lista a seguir, sugerimos algumas categorias a serem trabalhadas nas principais datas comemorativas do ano:

Carnaval: preservativos e medicamentos para fígado e digestão.

Dia Internacional da Mulher: dermocosméticos, cosméticos e produtos para cabelo.

Dia das Mães: cremes, produtos para banho e perfumes, kits e produtos para grávidas.

Dia dos Namorados: produtos para apimentar o romance.

Dia dos Pais: dermocosméticos e produtos para barbear.

Dia das Crianças: produtos licenciados, como xampus, condicionadores e colônias.

Black Friday: aparelhos de pressão, termômetros, produtos para barbear e fraldas.

Natal: cremes, dermocosméticos e perfumes.

Dia do Farmacêutico: mix regular, com desconto em alguns produtos.

Dia dos Aposentados: medicamentos de uso contínuo, genéricos e suplementos vitamínicos.

Dia Mundial da Saúde: produtos com foco em prevenção e saúde, como multivitamínicos.

Dia Mundial do Diabetes: medicamentos de uso contínuo e aferidores de glicemia.

Outro ponto essencial para aumentar as vendas é prestar atenção ao comportamento do consumidor que, por exemplo, nas festas de fim de ano, costumam se exceder nas refeições e no consumo de bebidas alcoólicas, sendo que os estoques de medicamentos para estômago e fígado devem ficar em evidência. As tendências de beleza também devem ser observadas; cuidar para que lançamentos fiquem bem expostos é essencial para gerar vendas por impulso.

Nas principais épocas de vendas do varejo, como Dia das Mães, das Crianças e no Natal, por exemplo, pode começar a ação 30 dias antes da data. Mas no geral, evite campanhas muito longas, elas podem desgastar a ação. A maioria das ações devem ser realizadas em até 15 dias.

Em períodos sem datas comemorativas, para aquecer as vendas, você optar por exemplo, em fazer uma quinzena da beleza, com cosméticos e higiene pessoal.

O ideal é conseguir fazer um planejamento anual para ações e ter tempo hábil de fechar parcerias com os fornecedores. Boas Vendas!

Fonte: Guia da Farmácia

Voltar para blog

Agende uma reunião, sem compromisso, para discutir o seu projeto e as melhores soluções para ele.

Entrar em contato