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Gestão de vendas na farmácia

No final, todos os seus esforços para garantir a lucratividade da sua empresa se resumem em uma coisa: vendas! Por isso, gerenciar esta área de maneira eficiente é fundamental.

A gestão de vendas antes era referida exclusivamente à condução da força de vendas, todavia, com a evolução comercial, ela passou a englobar todas as atividades ligadas à isso, como marketing, publicidade, pesquisa, distribuição, preços e produtos, ente outros.

Em palavras simples, a gestão de vendas organiza metas por meio de planejamento, treinamento, liderança e gerenciamento de recursos da sua empresa. Uma boa gestão, portanto, deve fornecer soluções centradas no esforço de vendas: planejamento, estratégias, processos e execução de atividades.

Para se fazer uma gestão de vendas eficiente, você vai precisar criar um mapa de oportunidades. Isso irá ajudar o vendedor à sair da zona de conforto, pois de forma visual, o mapa mostrará a relação entre clientes x produtos comprados ou que possam ser vendidos. Com isso, o vendedor poderá fazer uma agenda produtiva, criando mais compromissos relativos a obtenção das metas.

Avalie seu processo de vendas, pois se a cada 10, nenhum cliente está comprando, há algo errado. Simule o processo de vendas, desde a prospecção, levantamento de necessidades, apresentação de proposta, negociação e fechamento.

Campeões de vendas controlam bem a sazonalidade, pois sabem o período que irão fechar mais vendas de determinados produtos. Isto ajuda a ter previsões mais assertivas e assim, a farmácia pode programar investimentos em estoque e demais necessidades para seu modelo de venda e entrega.

Fonte: Sage, Administradores e Exame

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